quinta-feira, 31 de julho de 2014

Swiss Orienteering Week 2014 Zermatt - O diário de "Um português nas alturas" Parte II

Em continuação da parte I do diário da minha aventura na Suiça: 





A minha colecção de Selfies























Etapa 4 - 24 Julho - Grünsee Dist.Média (2300m de altitude)
  
Vista da Arena (Foto: Manuel Dias)
Penúltimo ponto (desmotivação óbvia) (foto: Alphafoto.com)
  Acordei às 6 da manhã. Só por aí comecei a perceber que algo poderia correr mal neste dia. Saí de casa, chuva. Saí do comboio, chuva. Mas surpreendentemente quando cheguei à arena estava bom tempo, sol e não havia chuva nem nevoeiro (por isso hoje não os poderia culpar). Ora bem, o que se passou foi que aqui o campeãozinho entrou no mapa com a confiança em alta e a querer dar nas vistas, e até ao ponto 4 conseguiu ser rápido o suficiente (apesar de estar a sentir a falta de oxigénio por causa da altitude). Acontece que do 4 para o 5 demorei uns fantásticos 16 min. Num ponto extremamente fácil e que eu nem sei como consegui complicar. Apartir daí e sabendo que já não tinha qualquer hipótese de bom resultado, foi gerindo o esforço para chegar ao final da prova sem lesões. Foi a primeira vez que tivemos floresta propriamente dita (e mal cheguei fui atacado por mosquitos, que já tem sido um hábito nas provas em Portugal). O terrreno era constituido por pedras, muito, mas mesmo muito escorregadias e por diversos momentos fui com os joelhos ao chão. Resumindo: Pior dia no #SOW2014, ficando classificado em 43º num total de atletas que concluiram a prova de 94. No entanto continuava cheio de vontade de no dia seguinte lutar para conseguir um bom resultado, agora que as expectativas estavam em alta. Mas acima de tudo queria continuar a divertir-me e a desfrutar deste sitio simplesmente maravilhoso.

 
Erro totalmente desnecessário e de principiante
Mapa+Tracking (Click para aumentar)








Etapa 5 (trocada com a etapa 3) - 25 Julho - Trockener Steg Dist.Longa (2939m de altitude)



(Foto: Alphafoto.com)
  Bem, esta etapa supostamente era para ser a 3ª, mas foi trocada para a 5ª etapa por questões de ordem meteorológica! E ainda bem, porque o dia estava mesmo óptimo! Grande parte do terreno estava coberto com neve, apesar da temperatura e o sol estarem amenos! Era uma total novidade para mim, será que iria conseguir correr pela neve? Será que ia escorregar? Bem, foi mesmo um desafio diferente, mas consegui correr pela neve como se de areia se tratasse, apesar do meu ritmo não se comparar ao dos restantes atletas. Eu ia cheio de medo de escorregar na neve ou de bater em alguma pedra ou enterrar-me! Não foi uma prova que eu diga que me tenha corrido bem, isto por dois motivos: A) o terreno era díficil de entender aqui para o Tuga que nunca tinha andado na neve de mapa na mão e foi a primeira vez que corri em cima de neve e B) não percebi a cartografia do ponto 9, que era um ponto facílimo mas eu achava que o sitio onde estava não podia corresponder à realidade. Bem, mas foi mais uma experiência de topo, correr na neve é mesmo muito bom e sentir os pés fresquinhos da neve também foi uma novidade! Em resumo nesta etapa fiz a 28ª posição num total de 112 atletas que completaram a prova. Este dia também teve a particularidade de eu ter aproveitado para fazer um trail run livre desde a montanha de Schwarzee até à cidade de Zermatt sozinho por trilhos simplesmente magníficos!

Mapa+Tracking (Click para aumentar)
Etapa 5











 








Etapa 6 - 26 Julho - Sunnegga Dist.Longa (2288m de altitude)

Intenso nevoeiro na zona das partidas
  E pronto, chegou Sábado e com ele chegou também a 6ª e última etapa desta semana em grande. Condições meteorológicas muito más aliadas à hora de partida demasiado cedo 08h08 tornavam esta etapa algo “tenebrosa”. Deixem ver se consigo resumir as condições meteorológicas que eu tive naquele dia: Frio √, Chuva √, Nevoeiro intenso √, ok era isto que se passava ali. No entanto chegaram as 08h08 da manhã e todos os meus receios se dissiparam, eu arranquei para a etapa com vontade de comer o maior número de terra e ervas e pedras possíveis e imaginárias. Apesar de que esta etapa parecia mais uma prova de Trail do que uma prova de orientação, pelo menos para o meu escalão! Não tive nenhum erro em nenhum ponto e tentei ir sempre a dar o máximo fisicamente, mas é claro que ao fim de quase 8 dias a castigar o corpo com competições e treinos, as subidas pareciam intermináveis! Então aquela pernada do 12 para o 13 eu parecia o Spider-Man Português, a subir escarpa acima! 65m subidos em 6minutos, já não aguentava mais. No fim da etapa ainda tive direito a um presente especial por ter terminado todas as 6 etapas da Swiss Orienteering Week, um canivete suiço! Nesta etapa obti a 16ª posição (a segunda melhor deste SOW) em 102 atletas que conseguiram completar a etapa.

Etapa 6 com direito a visita ao pico Rothorn
Mapa+Tracking (Click para aumentar) 
























  Em balanço desta semana espectacular de orientação, consegui um 18º posto em 125 atletas a competirem no meu escalão. Se me perguntarem se foi positivo? Sim foi. Diverti-me imenso, as paisagens, os terrenos, os mapas, o ambiente, tudo era do melhor! Tive orgulho em levar a bandeira do meu pais em todas as etapas às costas, tive orgulho em ser português, apesar de todos estes constangimentos que todos sentimos agora. 
  Só tive pena da prova não se chamar Swiss Orienteering Two Weeks, porque eu ficava lá mais uma semana e faria outras 6 etapas!











Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua opinião