terça-feira, 29 de julho de 2014

Swiss Orienteering Week 2014 Zermatt - O diário de "Um português nas alturas" Parte I

Panorama do Event Center (foto da minha autoria)

 

De 16 a 28 de Julho rumei até à Suiça para participar num grande evento orientista internacional, a Swiss Orienteering Week ( Swiss O Week 2014 Zermatt ). E que evento de topo que foi. Era um evento constituido por 6 etapas, sendo que só uma delas era um sprint urbano e as restantes eram  quatro distâncias longas e uma distância média em zona de montanha em altitudes compreendidas entre os 2000m e os 3500m, que por sí só já me dificultava muito a minha gestão psicológica e física. Competi no escalão HB, que apesar de ser inferior ao que eu compito em Portugal, o receio de não conseguir ajustar o meu organismo às altas altitudes fizeram com que me inscrevesse neste escalão. Mas acreditem que me diverti imenso e os adversários eram à altura. No entanto tive o azar de me lesionar a 2 semanas da minha ida para a Suiça com uma fascite plantar (inflamação no musculo da planta dos dois pés) o que me condicionou o treino pré-competição e a competição propriamente dita, já que tinha dores bastante acentuadas cada vez que caminhava.
Mas ainda agora cheguei a Portugal e já quero voltar outra vez aos terrenos fantásticos daquela zona montanhosa de Matterhorn em Zermatt.
Nostalgia à parte, este foi mais ou menos o diário que eu escrevia no final de cada etapa que competi, cada etapa estará ilustrada não só com o meu mapa+tracking mas também com a compilação das fotos mais importantes do dia: 


Etapa 1 - 20 Julho - Sprint Urbano Zermatt (1620m de altitude)

1ª etapa do #sow2014 ! Sprint de Zermatt concluido! Fisicamente sentia-me bem, mas muitas "armadilhas" técnicas espectaculares que me fizeram perder algum (muito) tempo! Ia nervoso e perdi tempo logo no 1º ponto! A chuva não ajudou, mas diverti-me bastante! 20º lugar em 113 atletas no escalão HB! Amanhã é que iria ser montanha a sério!


Mapa+Tracking (click para aumentar)
Etapa 1






















Etapa 2 - 21 Julho - Stafelalp/Schwarzee Dist.Longa (2583m de altitude)

Schwarzee com céu limpo (não tenho fotos do dia da prova)


  Dia de chuva, frio e muito, mas mesmo muito nevoeiro! Mas surpreendentemente não posso dizer que me correu muito mal. Tanto fisicamente como técnicamente senti-me seguro e a altitude nem me afetou tanto como seria de esperar. Perdi tempo desnecessário em 2 pontos, (no 7 e no 16). E foi este último que me custou a prova quase toda, com um erro brutal que me adicionou 5 minutos ao tempo final. Continuo a tratar da minha lesão da melhor forma que consigo (brufen + gelo + Reumon gel), mas a fascite plantar ainda não me largou. Contas feitas: 55m05seg, 5.5km e 214m de desnível acumulado. 30º Posição em 92 atletas no escalão HB. Mas resumindo este dia numa palavra: espectacular.


Mapa+tracking (Click para aumentar)



Etapa 3 (trocada com a etapa 5 por condições meteorológicas adversas) - 22 Julho - Gornergrat/Riffelberg Dist.Longa (2815m de altitude)

Riffelberg, acima do céu
Este foi "O" dia. A única publicação que fiz quando desci da montanha foi: "Flying Portuguese today! 14th place in 106 athlets in my class!". De uma forma geral este dia foi aquele dia em que me fez acreditar que a altitude não podia, nem devia ser um handicap para mim e que eu era capaz de fazer uma boa classificação nas restantes etapas! Chamavam-lhe o "The Heavenly Day", e se foi.. Parecia que estava acima do céu! Apesar da altitude, senti-me bem fisicamente, mas foi necessária alguma gestão física para chegar ao final da etapa inteiro. Do ponto 2 para o ponto 3, perto de 140m de desnível que fiz quase tudo a passo mas com batimento cardíaco de como se fosse a correr! Mas de resto não cometi erros em termos de orientação e tentei jogar sempre pelo seguro. Foi o dia em que me senti mesmo rápido naquele tipo de terreno (descidas em downhill espectaculares a "alta" velocidade e com extremo cuidado com as lesões), algum frio, nevoeiro e chuva outra vez e terreno muito escorregadio e cheio de lama. Por um lado continuava lesionado e condicionado pelas dores que a inflamação do tendão fasciar dos meus pés me proporcionava, mas por outro continuava sem palavras para descrever o quanto espetacular eram aquelas montanhas e aqueles terrenos (apesar de totalmente diferentes de Portugal). Resumindo, 14º posto em 106 atletas que terminaram o meu escalão, e a minha melhor posição conquistada nesta competição!
Mapa+Tracking (Click para aumentar)





23 de Julho foi reservado ao dia de descanso,
Eu fiz jus à denominação do dia.


(Parte I terminada, postarei a parte II desta aventura logo a seguir)

 Em Zmutt, num dos passeios pelos trilhos
[ Não se esqueçam também de ler a minha entrevista dada ao Orientovar acerca da minha prestação nesta prova em: http://www.orientovar.blogspot.pt/2014/07/sow-2014-joao-moura-um-portugues-nas.html ]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua opinião