quinta-feira, 25 de julho de 2013

I Meeting de Ori-Noturna - Sintra

Foto: CPOC
      Já lá vai algum tempo desde que escrevo no meu blog, não tenho tido paciência e não gosto de fazer coisas só por obrigação. Entretanto participei nos campeonatos nacionais e o meu clube organizou uma prova de Circuito Urbano na cidade de Viseu e uma prova-local no Parque do Fontelo, isto a juntar a todas as outras organizações de provas para os Jogos Desportivos dos diversos concelhos que nos têm ocupado quase todos os fins de semana destes últimos meses. 


Para esta prova de dia 20 de Julho em Sintra, já tinha planeado inscrever-me há muito tempo por causa da existência de uma etapa noturna. Apesar de ser distante de Viseu e de ter regressado de Salamanca nessa madrugada e mal tendo dormido, vale sempre a pena visitar um dos locais mais misticos e emblemáticos do nosso país, e poder aliar isso à prática de orientação torna-se bastante apelativo.
A prova era constituida por 2 etapas, uma distância média em Colares durante a tarde e uma distância sprint em Sintra à noite. 

A distância média da tarde em Colares-Sarrazola era num mapa desconhecido para mim, tinha algumas coisas interessantes, apesar de ter muitos caminhos e zonas privadas. Perdi tempo no 4 e no 9, que eram fáceis técnicamente mas acho que ia confiante demais e consequentemente depressa demais para a minha ainda limitada técnica de leitura de mapa. E este tem sido o meu maior problema nas últimas provas, a minha técnica de leitura de mapa não é acompanhada pela minha atual condição fisica.

Sarrazola Colares H21A (Mapa: Miguel Nóbrega )
    22h30, fui o ultimo atleta a partir para a etapa da noite e ainda bem, tinha comido que nem um animal ao jantar e ainda tinha um BigTasty ás voltas no estomago! A prova começava à entrada de um parque e tinha uma primeira parte no interior deste parque e a segunda parte nas ruas da vila de Sintra. A primeira parte era muito complexa e requeria uma constante ligação ao mapa, o que me dificultava a vida porque cada vez que ficava muito tempo a olhar para o mapa os meus olhos doiam por causa do reflexo da luz do frontal no plástico do mapa. De referir que o parque tinha esculturas de animais gigantes e quando vi um pato gigante pela primeira vez atrás de uns arbustos ia tendo um pequeno ataque cardíaco. A segunda parte era muito rápida, mas ainda assim requeria alguma ligação ao mapa. Achei engraçado a "distribuição" da prova nestas em duas partes, uma mais técnica e uma mais rápida. Correu-me bem, mas ainda conseguiria ganhar uns 30/40/60 segundos talvez, porque houve alturas de hesitação e inclusivamente do 9 para o 10 entrei numa rua sem saída e perdi aí algum tempo. 


Sprint Sintra H21A (Mapa: Miguel Nóbrega)

Conclusão: 6º Lugar no somatório das duas etapas, em 16 atletas no escalão H21A.

Agora vem a interrupção de Agosto em termos de provas competitivas de orientação, no entanto vou aproveitar para participar em provas de estrada e continuar a treinar para enfrentar a 2ª metade da época.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua opinião