domingo, 24 de fevereiro de 2013

Meeting de Orientação do Centro 2013


A última grande prova de Fevereiro realizou-se na praia de Osso da Baleia em Pombal no fim de semana de  16 e 17. O meu clube participou neste evento com um contingente de 8 atletas, sendo que 1 deles era estreante na modalidade. A prova, como já é comum, tinha 3 etapas: 1 - Distância Longa (WRE) em que participei em M21B, 2 - Urbana Noturna M21A, 3 - Distância Média M21A. 

Dia#1
-Distância Longa WRE M21B

Foto: Nuno Rebelo
Inscrevi-me em M21B maioritariamente por causa da distância que a prova do escalão M21A compreendia (10km e tal), vou tentar que esta seja a última prova desta época onde eu participe em M21B. No início da prova estava a contar com um mapa a 1/15.000 mas quando parti peguei num mapa que parecia alto lençol e estranhei aquilo ser tão grande e quando cheguei ao triângulo é que reparei que a escala era 1/10.000 (apesar de nas informações técnicas que estavam no site, dizer que o mapa seria 1/15.000), eu pessoalmente gosto mais de 1/10.000 porque consigo ver melhor os detalhes e não tenho que correr sempre tão "colado" ao mapa. A pontuação que eu ia receber no ranking da taça eram 25 pontos (por estar a participar num escalão "inferior" ao que estou inscrito para esta época) então decidi que devia arriscar o máximo possível porque não tinha nada a perder. Com esta estratégia tentei navegar sempre por azimute entre a maioria dos pontos e posso dizer que nem correu muito mal. Não me perdi nenhuma vez e quase que fui sempre direto aos pontos. Potenciado pelas recentes condições meteorológicas adversas que se abateram naquela zona, o mapa na parte final não estava muito fiel ao terreno (pareceu-me) e o próprio terreno estava com uma grande camada vegetal ao nível do solo e com diversas árvores caídas. Não tenho o mapa desta prova porque ainda não estava disponível no site do evento e não o consigo digitalizar porque é demasiado grande e não cabe no meu scanner!
Em termos de classificação fiquei em 2º lugar com 1:11:13 e fui o melhor português no escalão.


-Urbana Noturna M21A

Costa de Lavos, Urbana M21A
Esta prova tinha partida marcada na localidade de Costa de Lavos, a sul da Figueira da Foz e junto à praia. Foi uma prova urbana interessante, com alturas em que tinha que diminuir o ritmo porque se tornava muito difícil ler o mapa e conseguir processar tudo no meu cérebro. Havia imensas ruas apertadas em que algumas tinham largura que só suportava uma pessoa a passar por lá. Era uma prova com muitos pontos, algo concentrados o que dificultava a leitura do mapa. Mas na generalidade gostei bastante porque era uma prova urbana muito técnica que requeria um contacto quase permanente com o mapa.
Classifiquei-me em 8º lugar em 17 atletas com o tempo de 33:15. 











Dia#2
-Distância Média M21A

Nesta prova de distância média participei em M21A, o terreno era similar à da distância longa e a chuva e o rio fizeram-se sentir durante quase toda a manhã. Os primeiros 3 pontos não me correram bem, perdi tempo logo na abordagem ao ponto 1 e no ponto 2 perdi ainda mais tempo porque pensava que já tinha passado o local onde estava o ponto e voltei para trás! Cometi erro do 7 para o 8 (apesar de estarem bastante próximos um do outro. Nesta etapa senti algumas dores nas pernas na ressaca das provas do dia anterior, muito por causa do terreno arenoso que se torna fisicamente desgastante.
Nesta etapa fui 28º num total de 40 atletas e completei a prova com 1:01:53.

Distância Média M21A
Em conclusão foi uma prova que fechou em grande os eventos internacionais deste mês de Fevereiro. Agora tenho um intervalo de 2 semanas até à próxima prova que se irá realizar em Barcelos. E estava mesmo a precisar de uns dias de descanso porque logo a seguir a este MOC, o meu clube organizou 3 provas em 3 dias seguidos para o Exército e eu tinha como função montar os percursos, testa-los e dar o tempo de referência para o vencedor.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua opinião